Shopper Marketing é o conjunto de ações estratégicas que se comunicam com o shopper, o consumidor que está no PDV
Desenvolvemos uma área, dentro do Walmart, dedicada exclusivamente à produtos para a categoria baby.
As categorias (higiene, roupas, alimentar, etc) ficam identificadas por código de cores.
Check out sinalizado e projetado para melhor atender as necessidades das mães: bancos para espera, produtos da categoria para compras de última hora, e caixa exclusivo.
Desenvolvemos uma área, dentro do Walmart, dedicada exclusivamente à produtos para a categoria baby.
Hora de Cuidar - bebê e família
Desafio
A Johnson & Johnson percebia que poderia estender sua autoridade sobre a categoria bebê para suas respectivas mães. Como fazer essa extensão, nos pontos de venda, sem danificar a sua imagem já conquistada?
Resultado
Depois de uma ampla investigação em um processo co-criativo, percebeu-se que quando nasce um bebê também nasce um núcleo familiar inteiro. Havia a possibilidade de se desenvolver um novo canal de atendimento para gestantes, recentes mamães, seus bebês e acrescentar seus tios e tias, avôs e avós, além das pessoas próximas por afetividade.
Para propiciar uma experiência de compra marcante e inesquecível, elaborou-se uma plataforma de relacionamento contínuo que atuasse de forma diferenciada nos diversos pontos de contato que busca ultrapassar os limites da relação entre shopper e produtos, mas também oferecer serviços de apoio.
Para colocar em prática o conceito, foi projetado uma prototipagem com 150 m2 no WalMart, com efetivo aumento de vendas.
Lugar previamente não utilizado, identificado na investigação como ponto-chave. Com exposição de marca e de produtos no balcão de atendimento, com organização na operação, previsão de estoque de produtos OTC perto do balconista
O projeto permite a adequação visual e de código de cor para cada cadeia de farmácias. Este, foi adequado e feito sob medida para as necessidades da Droga Raia.
Protótipo instalado e refinado para a Drogaria Carrefour.
Lugar previamente não utilizado, identificado na investigação como ponto-chave. Com exposição de marca e de produtos no balcão de atendimento, com organização na operação, previsão de estoque de produtos OTC perto do balconista
Produtos OTC
Desafio
Fomos procurados por um problema jurídico. A ANVISA iria aplicar uma lei que impediria a venda dos medicamentos sem necessidade de receita médica diretamente aos shoppers. Em outras palavras, os clientes não poderiam pegá-los, mas deveriam solicitá-los no balcão da farmácia. Com isso, a Johnson & Johnson estimava perder 20%
no volume de vendas e 50% no estoque nas lojas.
Resultado
Criou-se um sistema de equipamentos que conseguia aumentar a exposição das marcas, melhorava o estoque dos produtos e facilitava a operação dos atendentes no balcão.
O conceito criativo gerou diferentes protótipos
que foram adaptados às diversas cadeias de farmácias e drogarias. Os testes revelaram aumentos de vendas de até 80% nas vendas das farmácias independentes e de até 36% nas cadeias de drogarias.
No ponto de venda, as cervejas eram vendidas em freezers horizontais, muitas vezes longe do consumidor.
Foi criado o primeiro freezer vertical do mercado, capaz de gelar mais a cerveja e de formar o tão desejado "véu de noiva" nas garrafas de cerveja.
Outros materiais de apoio foram desenvolvidos para comunicar a marca. Todos mantinham o mesmo foco: a temperatura super gelada das cervejas Brahma.
No ponto de venda, as cervejas eram vendidas em freezers horizontais, muitas vezes longe do consumidor.
Freezer Brahma
Desafio Histórico
Em 1997, a Brahma percebeu que seria ultrapassada pela sua marca irmã, a Skol. A Brahma deixaria de ser a “Número 1” muito rapidamente e deveria mudar seu posicionamento. Um projeto foi solicitado para mascarar a fase de transição.
Resultado
Criou-se um sistema de equipamentos que conseguia aumentar a exposição das marcas, melhorava o estoque dos produtos e facilitava a operação dos atendentes no balcão.
O conceito criativo gerou diferentes protótipos que foram adaptados às diversas cadeias de farmácias e drogarias.
Os testes revelaram aumentos de vendas de até 80% nas vendas das farmácias independentes e de até 36% nas cadeias de drogarias.
Criação de uma das bombas de abastecimento, com espaço para comunicação e estoque de produtos.
Implantação do protótipo no posto.
Posto com a instalação completa do protótipo.
Criação de uma das bombas de abastecimento, com espaço para comunicação e estoque de produtos.
Esso/Cosan
Desafio
A operação dos postos Esso havia sido comprada pela Cosan. Naquele momento, os pontos de venda estavam sem investimentos recentes e com a percepção da marca desgastada. O que poderia ser feito imediatamente, aproveitando a arquitetura já existente da rede?
Resultado
A investigação, elaborada em parceria com a Sense-Envirosell, dissecou a experiência real dos usuários que passam, entram ou compram nos ambientes da Esso.
Desvendada a jornada do shopper, montou-se um mapa de otimização para a comunicação de varejo dos postos. O projeto organizou a solução por tipos de postos, objetivos dos usuários, produtos e serviços. Com esses dados, criou-se um planejamento de mídia com a localização para cada tipo de comunicação.
O projeto incluiu o desenvolvimento de três tipos de acabamentos que foram prototipados na operação real. Todos os protótipos aumentaram as vendas dos produtos mais nobres e a percepção de valor da marca.
Com o objetivo de definir a hierarquia de comunicação das peças, as agências foram mapeadas e as peças expostas de acordo com sua periodicidade.
Campanha "Orgulho de Viver Cuiabá" - desenvolvida para comunicar aos funcionários da Prefeitura de Cuiabá sobre onde encontrar agências do seu banco.
Documentário sobre a construção da agência e a importância da sustentabilidade, assim como exposição dos dutos de ar condicionado e concreto - ambos sustentáveis.
Com o objetivo de definir a hierarquia de comunicação das peças, as agências foram mapeadas e as peças expostas de acordo com sua periodicidade.
Banco Real
Desafio
Na época, o Banco Real não se comunicava de forma eficiente com seus usuários e clientes dentro das agências. O que fazer?
Resultado
Descobriu-se que a operação bancária oferecia sete ambientes com atividades completamente diferentes, que foram estudados para receber a comunicação mais adequada. Cada área gerou projetos focais que foram prototipados para aprendizado.
Os pontos de venda escolhidos como teste tiveram um aumento de até 36% de faturamento no mês do experimento. Com esses resultados, fomos convidados a participar da equipe estratégica para construção da agência Granja Viana, que se tornou a primeira construção sustentável da América Latina.
O processo incluiu estudos para identificarmos qual a melhor maneira de colocar em display os elementos do corner.
Um dos corners, instalados em um salão, com comunicação e com informação para as clientes sobre as cores disponíveis na linha de produtos L'Oréal.
O processo incluiu estudos para identificarmos qual a melhor maneira de colocar em display os elementos do corner.
L'Oréal Professional
Desafio
A L'Oréal tinha um kit profissional de coloração que permitia a formulação de cores únicas e personalizadas. O significado desse produto era um investimento no relacionamento da marca tanto com as profissionais nos cabelereiros como com suas shoppers. A L'Oréal estava disposta a montar 15 ambientes para a divulgação do produto.
Resultado
Nossa investigação mostrou que o produto tinha um grande problema de identidade. Nem a equipe de vendas, nem o trade e nem os consumidores conseguiam entender o produto. Porém, durante o processo de criação, chegamos à conclusão de que não se tratava de criar uma nova marca, mas sim uma nova experiência de consumo: a garrafa chegar às mesas mergulhada em um bloco de gelo. Prototipamos o projeto em diversas festas jovens e foi um sucesso.